quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A Origem e os seus conceitos

Foto: Divulgação


Dentro da história do filme "A Origem", vamos abordar alguns conceitos de Pierre Levy. Quase todo o filme é visto a presença dos conceitos de virtual, atual, virtualização e atualização. Abaixo vou procurar descrever e exemplificar cada conceito com exemplos do filme.

Para Pierre Levy, o virtual é real. Por exemplo, o tiro que um personagem leva no filme e está no sonho, isso é virtual. A dor é sentida no sonho, mas a morte leva a pessoa a acordar. Em suma, "Tudo aquilo que existe enquanto potencia e não uma ato".  A diferença entre virtual e real, é tênue. É como dizer que tudo existe, a cadeira, a mesa...Exemplo, no começo do filme quando eles procuram um químico, isso é real. Mas, isso também mostra que o real e o virtual se misturam. Isso acontece durante o filme todo. 

Em relação à virtualização, observamos que no filme, naquele momento em que passa o trem no meio da avenida (quando eles estão no sonho), mostra que no subconsciente do Coob, ainda existe a presença forte do trem, e isso é inevitável e vem a tona pra ele. Isso, nós podemos chamar de virtualização. Atualização, é o processo que os personagens caminham, para chegar até a solução do problema. Tornando a ideia (o sonho) em algo físico. Quando a arquiteta, por exemplo, transforma as ruas da cidade "virtual" , deixando do jeito que ela quer. E isso vai ocorrendo durante todo o filme. Por isso, tem vários estágios de sonhos e é todo um processo.

Esses quatro elementos se misturam tanto durante o filme, que fica até difícil distinguir e desmembrar todos esses elementos embutidos dentro do filme.


Por Rafael


Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall