quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Conceitos de Pierre Levy e "A Origem"

"A origem", filme de Christopher Nolan, conta a história de Dom Cobb. O homem, representado por Leonardo Dicaprio, faz parte de uma equipe que é capaz de penetrar nos sonhos das pessoas, desvendando assim os mistérios de suas mentes e mantendo controle sob suas ideias. A trama se inicia quando Cobb é desafiado a entrar no sonho de Richard Fischer, herdeiro e com posses cobiçadas por Saito.

A relação com o texto de Pierre Levy pode ser feita de maneira bem simples. O conceito de "atual" pode ser atribuído aos momentos em que os personagens do filme não estão em atividade de invasão e sim se portando como pessoas normais que dialogam/se entendem/vivem com suposta naturalidade, como quando Cobb se mostra culpado pela morte de sua esposa. ''Atualização'', no entanto, já  seria o convite de Saito e os planos gerados a partir da decisão de invadir a mente de Fischer.

A virtualização estaria presente da defesa do herdeiro, já pré-programada, que não permite que a equipe consiga obter êxito facilmente. O virtual, então, se daria a partir da sensação de realidade vinda do sonho dos personagens, pois, apesar de que quando sonhamos estamos tecnicamente "fora de nós", aquilo, naquele momento, nos parece real.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall