quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Análise do Filme - Inception

     O filme Origem (Inception) se trata da história de Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) e sua equipe, pessoas especializadas em penetrar nos sonhos com objetivos de roubar informações confidenciais. Após uma dessas tarefas concluídas, Cobb recebe a missão de se infiltrar no sonho, de um herdeiro de um grande patrimônio, para implantar uma ideia; ao realizar esse trabalho, Cobb iria poder voltar para casa e encontrar seus filhos.
          
         Nas diversas cenas de Inception, podemos encontrar alguns conceitos de Pierre Lévy, tais como, Virtual, Atual, Virtualização e Atualização. O primeiro deles, o Virtual se define por tudo aquilo que existe como potência, mas não em ato, e uma parte do filme que me faz enxergar esse conceito é o desejo de Cobb em rever seus filhos, pois em seus sonhos, ele sempre está lembrando-se da ultima vez que viu as crianças.
           Para o conceito de Atual, aquilo tudo que é uma efetuação material e presença tangível, acredito que esteja nos usos dos totens. Por exemplo, na cena em que o Arthur (Joseph Gordon-Levitt) explica a arquiteta Ariadne (Ellen Page) que ela precisa utilizar um totem, algum objeto pessoal para que ela consiga identificar se está no “real” ou no sonho. Ou seja, penso que os amuletos que os personagens usam como o pião, o dado e a peça de xadrez, sejam objetos que representam o atual, ou como se diz no filme, a realidade.

      Virtualização e Atualização são dois conceitos um pouco mais complexos que os anteriores, e acredito que eles são vistos de formas complementares, pois, para se chegar a atualização, ou realização de seu ideal, pode vir a acontecer antes a virtualização, ou seja, a problemática. Quando a equipe de Cobb penetra no sonho do Robert Fischer (Cillian Murphy), herdeiro do grande patrimônio, eles têm como ideal, conseguir implantar a ideia de que o mais viável para Fischer é dissolver as empresas de seu pai, vendendo-as. (O caminho para a realização dessa tarefa é chamado de Atualização). No momento em que eles entram no sonho, encontram Robert e capturam-o, eles percebem que o herdeiro tinha uma defesa militarizada de seus sonhos, ou seja, por se tratar de um homem muito rico, ele foi treinado para que ninguém conseguisse entrar em seus sonhos e roubar alguma informação sigilosa. (O surgimento dessa problemática na atualização é chamado de Virtualização). Após esse obstáculo, eles vão conseguindo se adaptar e concretizando o ideal de implantar a ideia, de forma que Robert pense que a mesma foi tida por ele.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall