quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A Origem x Pierre Levy


A seguir farei um paralelo entre o filme "A origem", que trata da implantação de uma ideia na mente de um indivíduo através do sonho, e os conceitos do texto "O que é virtual?" do Pierre Levy.

No decorrer do filme, ficaram muito claras as percepções que o autor do texto tem de virtual, virtualização (passagem de uma solução para outro problema), atual e atualização (solução de um problema).

O virtual é uma ideia ou projeto que ainda não se concretizou e não se materializou, apesar de muitos até confundirem com o ambiente da internet. Podemos ver isto nas cenas em que o ator principal (Leonardo DiCaprio – Cobb) planeja toda a ação pra entrar e invadir a mente de Fisher. Essa invasão é feita através do sono e do sonho, o que caracteriza a ideia não materializada.

Em uma parte do filme, eles precisam mostrar para Fisher que seu pai não o odiava, ele o amava. No caso, para que o virtual se concretizasse, era preciso haver primeiramente o processo de atualização.

Cobb reúne uma equipe boa de cinco pessoas bem preparadas para fazer com que seu plano de invadir a mente de Fisher tivesse resultados positivos. Ao entrar na mente e no sonho, eles se deparam com uma situação conflitante e inesperada: a mente de Fisher estava repleta de homens fortemente armados e bem treinados em prol de sua defesa. Neste momento, podemos ver claramente o processo de virtualização, pois eles precisam, de última hora, arquitetar outro plano, para que este não vá por água abaixo. Outro momento em que ocorre essa virtualização, é quando surge, vez por outra, a falecida esposa de Cobb, tentando sabotar toda a atualização do problema.

Por fim, quando Cobb consegue sucesso em sua missão, há a chance de voltar para casa, rever seus filhos e conseguir olhá-los no rosto. Nesta parte, percebemos o atual, que é onde a ideia se concretiza e se materializa.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall