quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A relação do filme A Origem com o texto
O que é o virtual? do autor Pierre Lévy




      A relação do filme A Origem com o conceito de virtual e atual está bem evidente nas cenas dos vários tipos de sonhos que são mostrados no filme. A Origem relata um homem que tem autonomia de roubar informações nos sonhos de outros indivíduos. O protagonista Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) levando essa vida de roubos em sonhos, acabou se tornando em um fugitivo internacional, tendo essa grande habilidade no mundo da imaginação, o ladrão começa despertar interesses em pessoas poderosas financeiramente, no caso, o senhor Saito. O empresário, já tendo o conhecimento da finalidade do trabalho de Cobb nos sonhos, lança uma proposta de inserir uma ideia nos sonhos do filho do seu maior rival no mercado, afim de acabar com a empresa com essa ideia. Essa proposta sendo aceita poderia mudar radicalmente a vida de Cobb, dando sua redenção e sua passagem de ida para os braços dos seus filhos. Não pensando duas vezes, o ladrão trata logo de organizar um grupo de especialistas para participar desse grande e difícil trabalho.
           Durante a organização da tarefa de inserir uma ideia no sonho do filho do rival percebemos claramente o conceito do virtual e atual e suas movimentações no dia a dia. Como sabemos, o virtual é dito como algo que é pensando, dessa forma existindo de forma abstrato, já no conceito de atual é essa forma abstrata que se torna material ou concreto. No filme vemos isso nas cenas da arquiteta que pensa e já é construída as casas, pontes e edifícios no sonho de teste do Cobb.
            Em relação as movimentações do virtual para o atual ou vice e versa, observamos nos níveis de sonhos que a equipe teve que passar para inserir a informação no indivíduo escolhido pelo Sait. Em todos os níveis podemos citar a atualização, processo do virtual para o atual, a ideia se tornando concreta, na cidade que foi inventada pela arquiteta, toda a situação para se chegar a vítima da história, tudo isso sendo considerado “atualidades” do virtual da especialista (arquiteta). Porém toda essa atualização durante o filme ocorre, também, a virtualização, processo que depende da necessidade de criar um problema para poder resolvê-la. Essa situação acontece durante a passagem para os níveis dos sonhos, onde Cobb acaba se deparando com o exército criado pelo empresário e assim, tendo que escapar do perigo que surgia nos sonhos , por exemplo. Outra situação que podemos identificar a virtualização é visita sempre inesperada da mulher de Cobb, onde por conta do seu inconsciente acaba colocando dificuldade em seus planos nos sonhos.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall