domingo, 3 de março de 2013

Amar, desamar, amar.

Por Débora Queirós
Já notou como hoje em dia é cada vez mais frequente a atualização do status de relacionamentos? Em um minuto, se jura amor eterno, em dois, já não se sabe nem qual seria a comida favorita do parceiro. Estranho não é verdade? Estamos vivendo em uma época em que amar e desamar está cada vez mais comum. O amor se escorre por entre os dedos, como se tudo não passasse de "sonhos vividos acordados", dá pra entender?

O filme "Medianeiras" retrata o que Bauman tenta explicar no texto "Amor Líquido". As pessoas hoje em dia tem um certo medo de se relacionar com o próximo. Será que ele é o cara certo? Será que devo me entregar por completo? Será que ele vai me machucar? Será que não é melhor a gente conversar mais antes de se conhecer? Será? 
Será mesmo que por trás de uma tela a pessoa é mais verdadeira do que frente a frente? Hoje em dia, talvez.

Estamos constantemente sendo bombardeados com redes sociais e praticamente mantemos a ligação com a rede 24 horas por dia. Presenciamos a era digital e a vivemos mais intensamente do que nunca. Fazendo essa ligação de mundo online e mundo offline, podemos destacar a necessidade que as pessoas tem de mostrar ao mundo o que elas fazem no decorrer do dia. Essa é a maneira que elas encontram de atualizar as pessoas ao seu redor. Não adianta mais saber que viveu, é preciso provaR, é preciso "se mostrar" ao mundo.
Momentos que me chamaram atenção no filme, protagonizado por Mariana e Martin, foram as várias cenas que mostram a ligação que eles tem um com o outro. Vivem lado a lado, tem gostos em comum, saíram de um relacionamento fracassado, se sentem perdidos na multidão, mas simplesmente não conseguem encontrar e subitamente acabam se conhecendo na internet. E finalmente, eles mostraram um ao outro a maneira que eles queriam ser enxergados. Você sem dúvidas pode ser quem você quiser por trás da tela de um computador. 
O interessante do desfecho da história é que eles se conhecem de verdade e logo depois postam um vídeo no youtube. Ou seja, o mundo virtual ainda continua pertencendo a eles. E sabem, que se uma hora não der certo, eles podem voltar e pedir ajuda ao mundo que não precisa de apresentações, fantasias e frases ensaiadas. Você sem dúvidas pode ser quem você quiser. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall