domingo, 3 de março de 2013

Internet - Contruindo e derrubando paredes.


Em 2011, logo no ápice do surgimento de telefones com tecnologia móvel ainda mais modernos e também período em que a internet passa a ser cada vez mais essencial na vida pessoal e mesmo profissional das pessoas, Gustavo Tarerro lança um filme chamado "Medianeras" (que em espanhol, quer dizer: paredes) no qual trata sobre os aspectos não tão superficiais como costumeiramente vimos, da solidão causada por quem muito depende do mundo virtual. 

Tal filme não poderia ser lançado em momento mais propício, pois até nas universidades, o que mais se fala são dos benefícios e malefícios do uso da internet. Quase um clichê. Bom, o autor certamente leu o livro de Zygmunt Bauman, Amor Líquido, no qual Bauman trata da frágil sociedade atual, dependente do mundo virtual. A internet, de fato, pode ser vista como porto seguro para pessoas mais inseguras de si, tímidas, ou etc. E obviamente, não pode ser vista apenas como uma vilã, como alguns autores pensam. 

Na obra, há um trecho que diz "para os atuais corações solitários, as discotecas e bares para solteiros são uma recordação distante. Eles não adquiriram (e não temem não ter adquirido) o suficiente em termos de ferramentas de sociabilidade que fazer amigos em tais lugares exigiria". Percebemos isso no filme, a partir do momento em que nenhum personagem principal (Mariana e Martin) conseguem ter relações longas com pessoas que conhecem e, mesmo solteiros, não frequentam esses lugares. Martin até tenta com a loira poliglota, mas como mesmo diz, será mais um relacionamento no qual ele não levará à diante.

Ele, e muita gente atualmente, gosta mesmo é da internet. De fato, um relacionamento virtual torna a pessoa mais segura. É possível apagar o que você queria dizer e não disse. É possível pensar muito. É fácil. Mas a internet pode criar vínculos, sim.

O tema é até bem propício e pode ser um pouco entendido pelo filme, e um pouco mais pela leitura da obra Amor Líquido, mas merece maior aprofundamento a quem interessar, para que prós e contras sejam analisados de forma coerente. Afinal, no próprio Medianeras, o casal se encontra no final porque ambos, inadequeados ao mundo social, se encontram por uma causa única: o uso a rede eletrônica.





Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall