segunda-feira, 4 de março de 2013

O mundo conectado


As relações estão cada vez mais dependentes do mundo virtual, seja para encontrar um amigo de colégio, para falar com a tia que mora no exterior ou até mesmo para falar com sua irmã que está no quarto ao lado! - quem nunca? - Esse assunto é abordado de forma atual e prática no filme Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual

A facilidade de se expressar no mundo virtual se faz presente em várias ações dos personagens, que se comunicam mais por esse meio (e conseguem esquecer os seus problemas através dele) do que pessoalmente ao longo de todo o longa, apesar de morarem no mesmo quarteirão. Os desencontros, que são mostrados em situações cotidianas (nos quais os personagens estão desatentos para o lugar aonde vivem) deixa claro que apesar de estarem cercados pela multidão nas ruas, os personagens preferem se isolar em seu próprio mundo, não prestando atenção ao que ocorre do seu lado. Como diz Bauman, no livro Amor líquido: "Dentro da rede, você pode sempre correr em busca de abrigo quando a multidão à sua volta ficar delirante demais para o seu gosto." 




Que atire a primeira pedra que não usou o celular para disfarçar uma situação constrangedora, ok! Mas no final das contas fica aí uma reflexão para ser feita, até que ponto nós escolhemos nos isolar para viver nosso mundo online que pode ser bem mais atraente? Vale a pena pensar um pouco nisso! 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall