sábado, 2 de março de 2013

Nem tão próximos como se imaginam

Com o avanço da tecnologia, fica cada vez mais prático fazer as coisas via internet. Quem nunca comprou algo, pagou uma conta ou colocou créditos no celular usando a internet? Essas são algumas das grandes possibilidades que esse meio de comunicação oferece para nós. Porém, o motivo em que as pessoas mais  usam a internet pode ser outro: amizades ou namoro virtual. Conceito que vem crescendo muito, essa nova forma de se relacionar está conquistando cada vez mais as pessoas. Mas até onde se vai?
Bom, será mesmo que pode ser chamado de virtual? Visto que são duas pessoas reais.. O que eu quero dizer é que, apesar de não estarem juntas, lado a lado, aquilo uma tem a outra na sua realidade. Maluco, né?

No filme Medianeras, é passado uma história de um casal que são vizinhos de prédio, vivem se encontrado e desencontrando na rua, mas não se conhecem, pois a única relação que eles têm é por meio virtual. Martín e Mariana são um exemplo perfeito para o que foi  dito por Bauman, em '' Amor Líquido''. Para o autor, esse forma de agir está ligada à insegurança., pouca confiança, medo de sofrer. Também acontece de muitas vezes as pessoas se falam muito por via mensagem ou outro dispositivo instantâneo  que na hora do encontro, não conseguem trocar uma só palavra, parecem dois estranhos.

O exemplo dado acima, também aconteceu de forma bem parecida no filme. Após procurar alguém para passear com seu cachorro, Martín encontra uma garota, e mesmo passando a noite com ela, eles não conversam e nem o nome dela sabemos. Apesar de estar com ele ao lado, a garota prefere trocar mensagens com outra pessoa, o que reforça ainda mais a ideia de ''tão próximos e tão distantes''.


Acima, está o trailer do filme Medianeras. 

Por fim, esse líquido que o autor se refere, é justamente a fragilidade dos relacionamentos, a simples e rápida forma que eles podem ser trocados. É como se estivesse escondidos, estivessem com medo e fugissem de encarar a realidade.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall