domingo, 3 de março de 2013

Amor e as Redes Sociais

"Dentro da rede, você pode sempre correr em busca de abrigo quando a multidão à sua volta ficar delirante demais para o seu gosto"

E é isso que Martin(protagonista do filme Medianeiras) faz. Após o término de seu relacionamento, Martin fica muito abalado e procura nas redes uma liberdade que não consegue mais ter pessoalmente.

A internet hoje em dia virou uma maneira de "fugir da realidade", como foi o caso de Martin que abalado pelo término do noivado buscou nas redes sociais uma maneira de "passar o tempo", sem ter que entrar em contato pessoalmente com as pessoas. E é onde me lembro de um trecho do texto Amor Liquído, que expressa fielmente a situação:

"Dentro da rede, você pode sempre correr em busca de abrigo quando a multidão à sua volta ficar delirante demais para o seu gosto"
Então Martin começa a se relacionar com um grande numero de garotas através das tecnologia, dos sms, redes sociais, sem se preocupar com o contato físico. A vida nas redes sociais fez com que Martin se tornasse cada vez mais anti-social e incapaz de criar laços com outras pessoas, devido as suas manias e sua preocupação excessiva.

"Quando a qualidade o decepciona, você procura a salvação na quantidade.”
Mariana que mora em outro prédio na mesma rua que Martin, é uma garota que se formou em arquitetura, também acabou de sair de um relacionamento que durou 4 anos. E olha que chama mais atenção é que Mariana terminou a relação por que tinha a sensação de que estava convivendo com um estranho desconhecido. Fazendo com que o publico tive um certo "choque,dúvidas,indagações",mas será que isso é realmente possível nos dias de hoje? morar com uma pessoa durante vários anos e achar ela completamente um desconhecido? Há ditados populares que dizem "você pode conviver com uma pessoa durante anos, mas nunca vai conhecer ela completamente".


Mariana e Martin ambos procuraram nas redes sociais uma maneira de fugir da realidade, os dois trocavam mensagens, torpedos, sem saber que moravam próximos um ao outro e que se esbarravam pela rua,sem nunca terem percebido. Esta cena é mais uma realidade do nosso cotidiano, quantas vezes passamos pela mesma rua e nunca reparamos o que está ao nosso redor? Muitas vezes algo que você está a procura pode estar do seu lado e você não consegue enxergar.

 "A internet me aproximou do mundo, mas me distanciou da vida. Faço coisas de banco e leio revistas pela internet; baixo músicas, ouço rádio pela internet; compro comida pela internet; alugo e vejo filmes pela internet, converso pela internet, estudo pela internet, jogo pela internet, faço sexo pela internet..." - Martin

Quando os dois marcam um encontro pessoalmente, Mariana não tira os olhos do celular, eles mal conversam, mal trocam olhares, os dois que tinham várias coisas em comum nas conversas onlines, quando chegou a hora desse laço se fortalecer Mariana não desgruda do celular falando com outras pessoas,sem dar atenção para Martin. Uma citação de Bauman que eu acho muito verdade é esta aqui:

" O desvanecimento das habilidades de sociabilidade é reforçado e acelerado pela tendência, inspirada no estilo de vida consumista dominante, a tratar os outros seres humanos como objetos de consumo e a julgá-los, segundo o padrão desses objetos, pelo volume de prazer que provavelmente oferecem e em termos de seu "valor monetário".

Ele basicamente quer dizer que com o surgimento dessas novas tecnologias, foi incentivado o consumismo, virou quase uma obrigação se ter um perfil na rede social, que hoje em dia só é possível alcançar a verdadeira felicidade se tivermos dinheiro para comprar tudo aquilo que desejamos, mas será que isso não seria só a felicidade material? e onde está aquele conceito de que felicidade era o amor? Fica dificil encontrar a felicidade em meio a tantos desvaneios que deveria ajudar mas faz é nos afastar cada vez mais das pessoas.

"Aos que se mantêm à parte, os celulares permitem permanecer em contato. Aos que permanecem em contato, os celulares permitem manter-se à parte..."


Na cadeira de Ciência da Informação, minha equipe realizou um vídeo sobre os dataholics, que são pessoas viciadas em informação que não conseguem se desconectar, achei que caberia postar devido a ligação dos assuntos. Espero que gostem :))




Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall