segunda-feira, 4 de março de 2013

Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual



O filme Medianeras – Buenos Aires na Era do Amor Virtual fala da relação solitária de dois jovens que vivem na maior cidade da Argentina, Martin e Mariana. Eles compartilham o mesmo sentimento de solidão que está ligado a vida online que ambos demonstram viver ativamente no filme. “Há algo mais desolador no século 21 que não ter nenhum e-mail na caixa de entrada?” diz Martin, definindo a idéia central do filme.

Martin vive em seu apartamento, de letra G, com uma cadela. Ambos foram abandonados por uma mesma paixão. Ele passa o dia em seu computador, saindo de casa apenas quando necessita. Apesar de criticar a modernidade da sua cidade, ele se torna prisioneiro do seu maior pecado: a internet. Martin segue seus instintos masculinos ao se relacionar com uma garota contratada para passear com seu cachorro. Eles mantêm uma relação rasa, sem sentimentos e compromisso. O sexo é a forma de união e a conversa é tola, sem conteúdo. Mariana, que é vizinha de Martin e mora no apartamento H, é uma arquiteta frustrada e solitária. Após o término de um relacionamento, ela passa a analisar o mundo com sua visão particular, misturando suas frustrações amorosas e sexuais. Ao longo do filme, alguns rapazes se interessam por ela, mas nada que mereça sua atenção. A sua busca por alguém significante é figurada em um de seus jogos favoritos: Onde Está o Wally?


No livro Amor Líquido, Bauman explica que, atualmente, o indivíduo constrói um personagem online para poder emitir a mensagem que deseja. Todos se mostram perfeitos e felizes. “Reduzir riscos e, simultaneamente, evitar a perda de opções é o que restou de escolha racional num mundo de oportunidades fluidas, valores cambiantes e regras instáveis. E o namoro pela internet, ao contrário da incômoda negociação de compromissos mútuos, se ajusta perfeitamente (ou quase) aos novos padrões de escolha racional.” Esta passagem do texto define uma das idéias do filme.
        

Em contra partida, a música escolhida para o encerramento (Ain't No Mountain High Enough - Marvin Gaye) do filme diz que não há montanha alta, vale profundo, rio longo o suficiente para separar duas pessoas que se amam. Essa metáfora se adequa ao filme porque não há solidão, parede, internet, distância ou fobia que separe duas almas gêmeas  Somos seres sociáveis e precisamos nos comunicar e conviver em conjunto. Uma boa música para ilustrar o final esperado onde Martin e Mariana ficam juntos e felizes.

"Cause baby there ain't no mountain high enough!"

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall