segunda-feira, 4 de março de 2013

Como seria, a vida sem internet HOJE?


Difícil né? O filme “ Medianeras” retrata pontos de vista semelhantes com o texto de Baulman, sem dúvida um dos pontos mais importantes é o quanto a internet é o refúgio, e se pararmos para pensar, na vida real também é assim para muitas pessoas.



Martin mora sozinho, trabalha em casa e tudo dele gira em torno do computador, seja para comprar comida, ver filmes, fazer pagamentos, jogar ou até mesmo ter relação sexual,já Mariana, arquiteta, com fobia de elevador, faz manequins para uma loja de roupas e cuida da decoração. E o que os dois têm em comum é justo o receio de não se relacionar com as pessoas, por viverem “trancados” e fechados para qualquer aproximação da figura humana.

Vi uma afirmação bastante pertinente e que tem muito haver com o filme, quando é dito “Dentro da rede, você pode sempre correr em busca de abrigo, quando a multidão à sua volta ficar delirante demais para o seu gosto” e levando esse trecho para a vida de Martin é assim que ele faz, na cena quando ele sai com sua cachorra, tem um contato com a menina, os dois não têm muito que conversar a não ser o ato de ter relação sexual, ele não sabe como se comportar, o que falar, porque justamente nunca passou por isso, então para ele, isso acaba sendo estranho. Até a própria cachorra, que vive em um apartamento fechado e escuro ao sair, acha tudo aquilo diferente do mundo que vive.

É o que acontece também com Mariana, ela marca um jantar e no meio do caminho ela desiste do encontro, volta para casa, tem relação com o próprio maniquim e acaba se excluindo mais uma vez do convívio social. Aí eu te pergunto, até que ponto esse meios de comunicação podem influencias a vida de uma pessoa?

Tudo que eles fazem é uma forma de sentir-se distante do mundo e da convivência pessoal, interagir com pessoas. “ Seria tolo e irresponsável culpar as engenhocas eletrônicas pelo lento mas constante recuo da proximidade continua, pessoal, direta, face a face multifacetada e multiuso”? Eles dois tem essa dificuldade por viverem em mundos completamente sozinhos, até a casa deles tem um aspecto de solidão, e eles mesmo notam isso quando constroem uma janela e vêem a diferença.

“ A proximidade não exige mais a contigüidade física; e a contigüidade física não determina mais a proximidade”,para eles essas circunstâncias foram perfeitamente se adaptando ao modo que eles vivem, pois,  acabaram não tendo essa CONEXÃO com as pessoas do mundo de fora. A internet facilitou mais ao mesmo tempo os inibiu ao convívio social. E vendo isso, temos que refletir e ver que até que ponto isso pode nos ajudar ou prejudicar? Vale pensar.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall