terça-feira, 5 de março de 2013

Quando a janela de um prédio encontra a outra.

Quem assistiu o filme Medianeras (2011) provavelmente se sentiu bem familiarizado com as dificuldades enfrentadas pelos protagonistas. Será que a palavra certa é mesmo "dificuldade"? Afinal, o mundo atual é cercado de tecnologias que prometem aproximar e terminam por distanciar, mas ninguém parece incomodado. O filme conta a história de Martín e Mariana, duas pessoas que moram muito perto um do outro, mas os seus relacionamentos se restringem a fracassadas tentativas, real e virtualmente.

A era da dependência virtual é também tema do livro de Zygmunt Bauman, entitulado "Amor Líquido". As semelhanças entre o livro e o filme são tão grandes que é possível ver trechos de Amor Líquido ganhando vida em Medianeras, por exemplo: A personagem Mariana, traumatizada com o relacionamento anterior, evita uma aproximação maior entre os seus interesses amorosos. No livro de Bauman, o autor  atinge exatamente nesse ponto - não podemos dar um abraço muito longo ou aprofundar nossas relações com outros porque é arriscado e, segundo ele, "apostar todas as suas fichas em um só numero é a máxima insensatez".

Para quem não vive sem o celular ou o computador porque acredita que está mantendo uma boa sociabilidade com seus amigos através desses aparelhos, deve pensar duas vezes. Dê uma conferida no seu estilo de vida e veja se você também é o protagonista desse filme.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall