domingo, 3 de março de 2013

Relacionamentos na velocidade de um clique


Ao relacionar o filme “Medianeras” com o texto “Amor líquido”, de Zygmunt Bauman, podemos perceber o quanto os atuais relacionamentos estão acabando antes mesmo de passar pelo seu verdadeiro início. Hoje é possível comparar a relação entre as pessoas com a rapidez em que a internet funciona. Parece que a fase de sentimento – que é considerada uma das mais importantes – não tem tanta necessidade, parece ser uma perda de tempo.

No texto de Bauman, a demonstração é feita a partir do uso de aparelhos celulares. Duas pessoas passam a conversar bastante pelo celular, e isso dá a entender que elas querem muito se encontrar pessoalmente, porém, quando o dia finalmente chega, parece que são dois estranhos, o assunto simplesmente acaba e o casal perde o encanto que parecia ser duradouro. O relacionamento é fluido, sensível e frágil. Atualmente, as relações se iniciam virtualmente e isso faz com que um saiba muito do outro, entretanto acabam não se conhecendo de fato.


O filme “Medianeras” traz uma reflexão de como o virtual é simples. Na internet é possível se livrar de tudo facilmente, apenas com um clique, o que na vida real é diferente. As pessoas estão próximas, mas ao mesmo tempo distantes. Um grupo de amigos está reunido, mas alguns estão presos ao celular, conectados em outra rede de amigos. O filme também aborda a necessidade das pessoas em exibir felicidade na internet. Nas redes sociais todos são felizes porque, no momento de filtrar as informações, só é postado o que elas querem que os outros saibam.



O vídeo acima faz com que a gente pense nas nossas atitudes. Existem dois lados, o ON e o OFF. De que lado você está?

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall