Em uma passagem, Martin fala: “A internet me aproximou do mundo mas me distanciou da vida”. Ele, assim como Bauman, quer dizer que as conexões virtuais lhe oferecem milhões de possibilidades, sendo praticamente impossível se prender a uma única, você tem sempre outra opção, passando assim uma falsa sensação de segurança e estabilidade. Nas relações presenciais essas possibilidades de substituição são muito mais distantes, alternativas para o que der errado são muito dispendiosas.
O momento em que os dois se conhecem é uma curiosa metáfora do que está presente no texto. Naquele momento eles já estavam se comunicando e se conhecendo, mas apenas de forma virtual, o contanto pessoal entre os dois acontece apenas quando falta energia, quando eles se “desconectam”.
"Aos que se mantêm à parte, os celulares permitem permanecer em contato. Aos que permanecem em contato, os celulares permitem manter-se a parte" Bauman. Este vídeo, anúncio de uma empresa japonesa, ilustra perfeitamente essa citação de Bauman a fala de Martin citada anteriormente. Enquanto o indivíduo se aproxima, de maneira inconssistente de muitos, de ditancia de outros, que poderiam oferecer relações mais próximas.
Nenhum comentário
Postar um comentário