segunda-feira, 4 de março de 2013

Relações Descartáveis?

Olá! Nesse post vamos relembrar o texto amor líquido de Bauman e o filme Medianeras, traçando um paralelo entre eles e as relações da sociedade virtual!!
O texto de Zigmunt Bauman traz a tona uma discussão sobre a fragilidade e a superficialidade das relações humanas. O autor faz uma leitura dos relacionamentos modernos da era virtual e
 e fala da rapidez com que se diluem,  marcadas pela ausência de comprometimento, ou seja cada um no seu espaço.
Outra questão complementar é o espaço que a virtualidade tem ganhado entre as pessoas o que resulta em relaçoes sem comprometimento ou relaçoes descartáveis.
Entre celulares e notebooks vivemos uma solidão ilosoriamente acompanhada.
Um exemplo claro dessas questões traçadas por Bauman esta no filme Medianeras. A trama que se passa dentro de uma capital, representada pela frieza de seus inúmeros e desordenados prédios, retrada a solidão urbana. A solidão que sentimos quando estamos rodados de desconhecidos.






 
O filme conta a história de dois personagens - Martin e Mariana - , vítimas da solidão urbana e de relacionamentos. Martins é um criador de sites por isso vive enclausurado em seu quitinete além de ter reduzido sua vida ao minimalismo extremo e Mariana uma arquiteta frustrada com a profissão e com os relacionamentos. 
 
Pelo computador, Martin pede comida, faz compras e entra em sites de relacionamentos, nos quais conversa com mulheres tão estranhas como ele.Seu único companheiro é um cachorro deixado por sua ex-namorada, que ele leva diariamente para passear. O cão acaba se tornando o único motivo para que saia de casa.

 
Mariana também é sobrevivente de um relacionamento. Arquiteta com fobia de elevadores, ela constrói manequins para uma loja de roupas e cuida da decoração das vitrines. Esses bonecos, que ela veste e despe diariamente, são a representação mais próxima da figura humana com a qual se relaciona.
Um terceiro personagem é a cidade e sua arquitetura que, na visão de Martin, é planejada para manter as pessoas afastadas e isoladas em seu mundo, como as 'medianeras', as paredes cegas dos edifícios, sem janelas. Para que Martin e Mariana finalmente se encontrem alguns obstáculos arquitetônicos terão que ser superados.

 O final de uma história como essa, de uma geração que vive conectada aos computadores e desplugada dos relacionamentos humanos, acaba nas redes sociais, alimentando histórias semelhantes.
  Depois dessas leituras e do filme muito bem colocado, nos cabe refletir como estamos nos relacionando.Estamos sendo influenciado por uma sociedade consumista onde na verdade procuramos algo que nos satisfaça a qualquer custo, mesmo momentanio, em detrimento a outros? estamos nos tornando individalizados a tal ponto de construir-mos rlacionamento frageis e superficial que se dissolvem com rapidez? estanos levando em conta a quantidades (de sexo, relacionamento , beijos etc) ou a qualidade de um relacionamento? Vale a pena refletir!!!

 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall