terça-feira, 5 de março de 2013

Solidão por opção. Será?

O filme Medianeras, de 2011, mostra situações de 2 protagonistas e de uma personagem coadjuvante que nós nem poderíamos imaginar que existisse com tanta intensidade. Existe mesmo gente que vive trancada em casa, presa ao passado ou a um mundo imaginário? E a efemeridade ou objetividade das relações? Existe sim e todos passam por isso de diferentes formas.

Certamente todos já passamos por um momento de solidão por um término de namoro ou descrença na sociedade, já fizemos algo por pura vontade de satisfazer as vontades e não criar compromissos e, é claro, usamos do celular e da internet para socializar porque é muito mais fácil do que olhar nos olhos do outro. Sem generalização, pois cada um tem sua personalidade e seu estilo de vida, mas a sociedade está cada vez mais conectada e cada vez mais adepta do "a tecnologia aproxima as pessoas mas afasta a presença física".
Podemos dizer que ficou mais fácil ser só, já que temos outras janelas para o mundo. Mas será que isso basta? Solidão traz alguns problemas para a vida, até mesmo de saúde. Bauman fala que as relações virtuais são menos intensas, tem menos riscos de dar errado e  são muito mais objetivas.

O enredo do filme tem seu ápice quando os 2 protagonistas, Martin e Mariana, que levam esse estilo de vida, começam a se conhecer por um chat na internet. Os dois tem alguns problemas que contribuiram para que eles fossem assim, como por exemplo, a tristeza de Martin de ter perdido a namorada, e os medos de Mariana, que não esconde que se sente "sozinha na multidão", que pode ser diretamente relacionada com "Amor Liquido" de Bauman. O que eles não sabem é que moram um ao lado do outro! Raramente saiam de casa, e quando saiam, não socializavam. Um outro exemplo é da coadjuvante "sem nome", uma mulher que passeia com cachorros e tem relações sexuais sem compromisso com Martin, e eles nem mesmo conversam. Ela tem uma namorada que só fala com ela por mensagens de celular.

A internet, de fato, gera um conhecimento de mais pessoas e os amigos virtuais estão cada vez mais presentes na nossa vida. "Conhecer muita gente" não é necessariamente ter amigos, e o número de amigos nas redes sociais têm contado mais que, de fato, as amizades verdadeiras e físicas. 

A música abaixo tem o refrão: "O teu amor pode estar do seu lado; O amor é o calor que aquece a alma"
Martin e Mariana estavam um ao lado do outro e quando se descobriram, puderam experimentar um pouco disso.






Um comentário

© SITe
Maira Gall