domingo, 3 de março de 2013

Encontrando-se e perdendo-se em Medianeras


     
     Medianeras podia ser um daqueles filmes água com açúcar pra assistir agarradinho com o namorado. Ou então a gente pode parar e analisar o que acontece por trás dos encontros e desencontros de Martín e Mariana, dois personagens que nasceram um para o outro e, no entanto, sempre passam um pelo outro sem realmente se enxergar. Quantas vezes você não passou pelo amor da sua vida e não o reconheceu?

     Bauman já atribuía em "Amor Lìquido" algumas características do casal: "pouca autoconfiança, autoproteção ou auto-adestramento, porém mais provavelmente, falta de flexibilidade, apego demasiado a velhas rotinas, pessoas ou lugares, carência de entusiasmo por mudanças e uma indisposição para mudar uma segunda vez." Nenhum deles consegue sair do espaço vazio que se tornou sua vida, ela fica presa ao fracasso em tornar-se arquiteta e do seu antigo relacionamento. Ele parece ter uma certa fobia para encontrar e construir relações que não sejam no bate-papo da internet.

     
     A relação mais duradoura que vemos de Martín é com a menina que ele contrata pra passear com seu cachorro Susú, outro solitário, que nem sequer o nome conhecemos. A superficialidade é tão grande que, quando passam a noite juntos, ela prefere trocar mensagens com outra mulher do que realmente conversar com ele. Bauman explica que "você permanece conectado - mesmo estando em constante movimento, e ainda que os remetentes ou destinatários invisíveis das mensagens recebidas e enviadas também estejam em movimento, cada qual seguindo suas próprias trajetórias." Mariana, por sua vez, não conseguiu ainda superar seu antigo relacionamento que durou 4 anos mas terminou em um piscar de olhos, em uma epifania ao descobrir em alguém tão conhecido um completo estranho. Queria ela poder deletar de sua mente todas as lembranças dele assim como deletou todas as suas fotos juntos. 


     Depois, Martín tentou conhecer uma mulher em um site de relacionamento, já que, assim como diz Bauman, "é como folhear um catálogo de reembolso postal que traz na primeira página o aviso 'compra não-obrigatória' e a garantia ao consumidor da 'devolução do produto caso não fique satisfeito'". Ela parecia muito interessante à uma tela de distância. Pessoalmente, uma chata. Mas, ainda bem, ele consegue encontrar Mariana. Na verdade, ela que o encontra. Ou talvez os dois tenham conseguido se encontrar mesmo tão distraídos pelo tanto de informação que tinha no caminho.



Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall