segunda-feira, 4 de março de 2013

Como encontrar um amor se não sabes onde está?

Medianeras é uma incrível história de amor que vale a pena conferir. Martin e Mariana são duas pessoas que moram na mesma rua, habitam os mesmos lugares e têm muito em comum, mas, apesar de sempre passarem um pelo outro, nunca conseguem se ver. 
Martin é um programador que, devido o abandono de sua namorada, sofre uma fobia de encontro com os outros.  
Já Maryana é uma arquiteta mal sucedida que ganha a vida trabalhando como vitrinista. Ela acaba de sair de um relacionamento, e agora descer ou subir de elevadores virou fobia para a moça.
Martin vive no mundo da internet, onde faz compra, ouve músicas, conhece pessoas, têm relacionamentos. Das milhares de mulheres que Martin tentava se relacionar pela internet, sempre havia uma frustração quando o encontro passava a ser pessoal. Fato que exemplifica bem a separação final entre o "fisicamente distante" e o "espiritualmente remoto", onde o primeiro não é mais condição para o segundo, como é discutido no texto Amor Líquido, de Bauman. A forma de vivência de Martin com a internet é bastante parecida com a relação que Maryana tem com seus manequins, com quem conversa, arruma e até mesmo "faz sexo casual". 
Maryana tem um livro em que sempre procura encontrar um personagem em cada uma das páginas, mas acaba o perdendo quando chega nas figuras urbanas, cena que faz uma excelente metáfora com a vida: a tecnologia, que acaba por nos desaproximar, nos deixar perdidos em meio à uma multidão, você acaba por ser "...o único ponto estável num universo de objetos em movimento."(Bauman).  
Foi mais fácil para o casal se conhecer pela internet do que mesmo conseguirem se ver na mesma rua. Podemos observar isso como uma metáfora em que mostra a forma com que a internet nos aproxima do mundo, mas também distancia da vida. Num complexo de tecnologia em que ela se permite permanecer em contato aos que se mantêm à parte, mas ao mesmo tempo permite-se manter à parte àqueles que se permanecem em contato.
Eles precisavam um do outro, eles precisavam se encontrar. E, mesmo com algumas ironias do destino que até mesmo os fez levar choque(literalmente) para não conseguirem se comunicar pessoalmente, se mostram mais forte que isso e o amor os faz vencer não só esses obstáculos, mas também suas fobias e faltas para conhecerem um ao outro.






 


Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall