Todo mundo sabe que a blogosfera é um ambiente em que é possível se ver de tudo: desde coisas bonitinhas, melosinhas, humorísticas e até críticas sociais, mas de onde surgiu esse termo "blogueiros sujos"?
Bom, o marco zero disso foi a farsa do político José Serra no episódio da bolinha de papel na sua careca.
Quem não viu, confere aí:
Nesse episódio, as mídias online fizeram questão de questionar e desmascarar o que tinha acontecido de fato. Foi uma relação "vexatória" entre imprensa e política, até porque a Rede Globo havia noticiado o acontecimento como um "atentado", e sem os meios online, seria nisso que a história iria ficar. Quando Serra foi desmascarado, ele reagiu mal e chamou os blogueiros que eram opositores a ele de "sujos", daí o termo. Como a internet é um meio de propagação de piadas, por assim dizer, o termo gerou um efeito reverso ao que ele queria se referir, pois ele se opunha aos blogs e blogueiros "limpos" que só faziam replicar os discursos dos alinhados ao candidato José Serra. Como defesa, Serra passou a acusar os "blogueiros sujos" de serem financiados pelo governo do PT (para quem não sabe, Serra é da oposição, do PSDB), e isso é inverdade.
Os blogueiros sujos não possuem financiamento e se veem constantemente enfrentando o poderio político e o Poder Judiciário. Em resumo: os blogueiros sujos são os blogueiros progressistas, de esquerda, e eles se bancam do próprio bolso, com muita dificuldade. Eles lutam contra a velha mídia tradicional que na maior parte das vezes é financiada por propaganda governamental e estatal. Os blogueiros sujos buscam cultivar a polêmica, o debate contraditório e sem fragmentação, usando isso como diferencial. Se orgulham de serem progressistas.
Nenhum comentário
Postar um comentário