terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O que é Trollar?



 Trollar


Quem nunca “trollou” (e também quem nunca foi “trollado”!) que atire a primeira pedra. Hoje em dia, entre uma palhaçada e outra na internet, sempre há aqueles que levam as brincadeiras e discussões para outro nível.

Etimologia dos trolls
O verbo troll vem do francês antigo e, , trata-se de um velho termo utilizado por caçadores. Depois, no inglês moderno, o verbo troll passou a ser conhecido como uma técnica de pesca.



Você teria coragem de encarar este troll aí?
Já a palavra propriamente dita vem de algo um pouco mais antigo. Troll é a nomenclatura utilizada para definir alguns monstros do folclore escandinavo. Os trolls eram criaturas diversas que podiam ser caracterizadas como pequenos goblins ou enormes e horrendos gigantes, tomando várias aparências e características diferentes, como ter grande agressividade e também certa falta de inteligência.
Como tudo isso virou um termo da internet? Não se sabe bem ao certo, porém, segundo um artigo do New York Times, a utilização começou no final dos anos 80, quando num serviço de debates chamado Usenet foi criada uma espécie de brincadeira.

Os “trolls” eram aqueles que conseguiam perturbar as discussões, lançando, para isso, argumentos estúpidos, sem o intuito de acrescentar algo realmente de valor. A técnica era chamada pela professora do MIT, Judith Donath, de “pseudo-naïve”


 


Então trollar é...

Simples: “trollar” é quando você apronta alguma com alguém, seja tumultuando um tópico de discussão (da forma como tudo começou) ou, mesmo, criticando de forma engraçadona alguma postagem dos seus amigos no Facebook ou Twitter.

Você também pode realizar algumas brincadeiras, como comprar presentes inúteis ou, se preferir, mandar algum vídeo do YouTube que pode parecer algo bem mais picante do que realmente é.
Mas cuidado: “trollar” não é praticar Cyberbullying, e muita gente confunde as duas coisas. Se você xinga as pessoas em suas fotos e comentários ou edita fotografias e imagens de maneira ofensiva, você não é um “troll” — um chato que quer ver “o circo pegar fogo” —, mas sim um criminoso virtual.

 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall