quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Fenômeno Orkut


Sara Sousa

A rede social Orkut foi criada em 2004, pelo engenheiro turco, Orkut Büyükkokten. Seu sucesso se deu pelo fato de conseguir agrupar pessoas de forma dinâmica, promover, encontros, comunidades onde as pessoas compartilhavam ideias, fotos, vídeos, mensagens, jogos entre várias outras coisas que nós não estávamos acostumados.

Em 2007, a rede contabilizava mais de sessenta milhões de usuários cadastrados no mundo inteiro (63.017.202) Metade destes usuários se declararam brasileiros, outra parte era oriunda da Índia (País onde, ainda hoje, faz sucesso).

As principais características do Orkut:
Encontros dinâmicos
Rede de sociabilidade até então mais moderna
Possibilidade de criar grupos de amigos e comunidades Compartilhar fotos, mensagens e depoimentos

Pontos Negativos

Vírus, spans,
Falsos perfis
 Prática de crimes cibernéticos
 ampliação do bulling,
proliferação de imagens de violência, pornografia,
correntes, convite de jogos... entre outras chatices



Vários problemas comprometeram a qualidade e a segurança da rede social, um dos piores casos estava relacionado a crimes de pedofilia, racismo.
Em meio à crise, no fim de 2009 os problemas resultaram na remodelação do Orkut, no mês de outubro, surgiu o novo Orkut. Deram uma repaginada no layout e incrementaram alguns aplicativos, pequenos ajustes que para os que permanecerem na rede (depois do facebook, muitos deixaram de utilizar o Orkut) foi uma recauchutada generosa, que aconteceu simultaneamente com  a expansão do facebook.

Em 201,4 o Orkut completa 10 anos, atualmente é a 2º maior rede social, mesmo os que já aposentaram o seu perfil da rede, deve reconhecer seu pioneirismo e criatividade para desenvolver uma mega rede social de amplo alcance. Seu sucesso meteórico se deve principalmente ao seu formato, e as inúmeras possibilidades de comunicação e compartilhamento de informação. Antes do Orkut, as pessoas se encontravam de forma avulsa, em salas de bate-papo, ou no MSN, com seus contatos pessoais, compartilhando mensagens, fotos e documentos, em um formato um pouco mais dinâmico do que o e-mail. Depois do Orkut, outros microblogs e sites de relacionamentos foram surgindo e sendo aperfeiçoados. É o caso do atual líder e favorito, Facebook, além do Twitter, Google+ e o recém-chegado, Instagram.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall