quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Olhar Flâneur?

O verdadeiro problema com a expressão "olhar flâneur" não é, precisamente, a sua pronúncia dificultada pela origem francesa, mas a enorme dificuldade, quase uma impossibilidade, de ser resumida em um verbete de dicionário.

Eu explico: criado por Baudelaire, o termo fora utilizado sumariamente para referir-se a um vagabundo que, ao caminhar na qualidade de observador, faz uso do seu incógnito; ou seja, pensa. À medida em que outros autores passaram a utilizá-la, a expressão se desenvolveu e reuniu alguns outros significados. Edgar Allan Poe, por exemplo, considerava esse 'Vagabundo Flâneur', uma espécie de herói vencido do capitalismo, que se esconde na multidão para sentir-se só e observar, investigar o que acontece à sua volta.

Possuir um olhar flâneur, portanto, seria a qualidade de manter um olhar crítico. Um olhar diferenciado, em meio a um mundo que parece não se importar em observar. Ou prefere não o fazer. Um olhar flaneur é um olhar gerado do fundo de sua alma de artista. É simplesmente caminhar pela cidade a fim de experimentar as possibilidades. É perambular com inteligência e manter adiados todos os assuntos imprescindíveis.

                                                                               . . .

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall