domingo, 24 de fevereiro de 2013

Jornalismo digital

Também conhecido por ciberjornalismo, essa nova plataforma do jornalismo, comparada a outras tradicionais, como por exemplo a TV, teve um grande avanço no ano de 1995. Foi nesse ano que se iniciou o  Jornal do Brasil, primeiro jornal brasileiro a ter uma edição online. Aquele foi o pontapé para que esse segmento deslanchasse e fizesse tanto sucesso. Com o avanço da tecnologia, as pessoas se tornaram mais conectadas com a rede mundial de computadores, a famosa internet.

Você deve estar se perguntando, o que tem a ver o avanço da tecnologia e o fato das pessoas estarem mais ligadas à internet com a jornalismo digital. E eu respondo: tudo a ver. As pessoas necessitam se comunicar, necessitam de informações, gostam e têm curiosidades por notícias e, a plataforma online, é uma forma de se manter conectado e informado com rapidez e qualidade, ao menos na teoria.



Para alguns autores, (ROCHA, 2000; PALACIOS, 2001b; MIELNICZUK, 2001), o jornalismo digital possui seis características que fazem com que o leitor se sinta atraído, tornando essa área do jornalismo diferenciada e interessante. São elas:  Instantaneidade, que significa a capacidade de transmitir um fato com rapidez ; Perenidade, que significa a possibilidade de deixar guardada ou armazenada determinado arquivo ou publicação;  Interatividade, apesar do nome deixar bem claro essa terceira característica ( interagir), a forma que ela pode ser aplicada no espaço digital é muito abrangente. Essa interatividade pode ser entre os leitores, comentando sobre determinada matéria. Poder ser também, através de hiperlinks  que auxilia na hora da pesquisa; Multimediação, multimedialidade ou convergência, essa pode ser a característica que talvez. faça com que essa ferramenta jornalística ganhe força e afirmação. Pois permite que o autor da matéria, a possibilidade de fazer mais que simplesmente textos. O áudio e o vídeo são ferramentas bastantes frequentes na maioria das publicações; Hipertextualidade, já citado no texto, o significado dessa quinta característica é a possibilidade de ligação entre links; Personalização de conteúdo, com o crescimento dessa mídia, os conteúdos se tornam cada vez mais diversos, oferecendo ao leitor inúmeras possibilidades de leitura, ou seja, o leitor seleciona o que mais lhe despertar interesse.

Apesar de todas essas características que contribuem para o crescimento dessa nova mídia, muitos jornalistas se questionam sobre o futuro do jornalismo impresso, que para muitos, está perdendo espaço para o jornalismo digital. A resposta dessa dúvida, o tempo poderá responder.

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