Saber exatamente onde ficam os produtos que você está procurando?
Experimentar uma roupa e receber sugestões de peças e promoções personalizadas?
Essas são apenas algumas das mudanças que definidamente ocorrerão no mundo do varejo. Isso tudo graças às mídias locativas. Agora você deve estar se perguntando: "mas... mas... o que é isso?".
Calma, já vou explicar!
As mídias locativas levam em conta a posição geográfica dos usuários para gerarem experimentação, por meio da informação, em uma determinada localidade.
Elas são cada vez mais usadas, pois são uma excelente estratégia de marketing para que se possa envolver o consumidor. São exemplos de mídias locativas:as etiquetas RFID, a realidade aumentada, as redes Wifi, o GPS e o QR Code.
Falarei mais especificamente sobre os dois primeiros itens.
Etiquetas RFID
As etiquetas RFID (Radio-Frequency Identification) são um método de identificação automática por meio de sinais de rádio.
Com estas etiquetas, o supermercado dos sonhos existe. Não haverá mais filas. Na saída, podemos simplesmente passar com todas nossas compras ao lado de uma antena sensora de RFID. Todos os itens que estão conosco serão automaticamente detectados.
A vantagem não fica só para o consumidor. As etiquetas também facilitam (e muito!) o controle do estoque de qualquer loja. A contagem manual não existirá mais. Em bem menos da metade do tempo, se saberá quantos itens de cada produto existem na loja, e quais itens precisam ser repostos com urgência.
No Brasil, essa tecnologia ainda é pouco utilizada.
Realidade Aumentada
Permitirá que testemos roupas sem nem mesmo vesti-las.
Em conjunto com as etiquetas RFID, também possibilitará que o consumidor já experimente produtos que são correlacionados aos itens de seu interesse.
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Gostou? Veja outros avanços no universo do varejo no vídeo abaixo:
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