terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

STALKERS, VOCÊ SABE O QUE É?

                                                                                                                 POR THÁYSMYLLY KAREN

Você já ouviu falar no termo Stalking? Provavelmente, não saiba dizer o que é por causa do nome complicado. Mas e se perguntarmos se você conhece alguma pessoa que foi perseguida pela internet?  Isso mesmo. Stalking é um termo em inglês que significa perseguição de seguidores em redes sociais. É uma obsessão que determinados usuários tem com outra pessoa (as), com o intuito de amedrontá-la, intimidá-la. Como por exemplo: Enviando objetos indesejáveis, ou expondo informações confidenciais de uma pessoa. Casos mais graves chegam até a uma agressão física. Essa prática é muito comum entre Celebridades  e seus fãs, ou qualquer pessoa pública. Ela foi considerada crime na década de 90, entretanto, o termo vem sendo utilizado desde o final da década de 80


O estado americano da Califórnia nos EUA, foi o 1° a adotar medidas reprimindo a prática, seguido do Canadá, Austrália e Inglaterra.  O assunto virou pauta para estudos e o comportamento foi considerado perigosíssimo em diferentes níveis, conforme  o modo de pensar do psicopata e as reações da vítima. Especialistas atentam que, com a expansão das redes sociais, as pessoas tornaram- se muito mais expostas do que antes. Principalmente com  a indicação de localização, na qual, a vítima permanece, e não hesita em registrar nas redes sociais, expondo seus passos do dia-a-dia, em um mundo desconhecido que é a internet. Evite fazer check- in em qualquer lugar que esteja. Como por exemplo em um banco. Muitas vítimas não imaginam o quanto de perigo elas estão expostas.

No Brasil, ainda não é considerado crime, mas foi proposto a reforma no código penal Brasileiro, no qual diz, quem perseguir alguém, ameaçando sua integridade física ou psicológica, poderá ficar preso entre dois e seis anos. Filmes que retratam o stalking : Mulher solteira procura, a vida imita a morte, a morte pede carona e o guarda costas relatam a perseguição das vítimas.



Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall