quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Ditadura na internet?


Um por todos e todos por um




  Quando se coloca SOPA no “Google”, a primeira página que se trata é como fazer uma boa sopa de diversos temperos e gostos. Mas não é apenas na culinária que se tem SOPA. Stop Online Piracy Act mais conhecido como SOPA, foi um projeto de lei da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, apoiado por um grupo bipartidário com doze participantes que queriam combater a pirataria online, e fortalecer os detentores dos direitos autorais.Uma briga antiga, e difícil de ser vencida, pois, as tecnologias avançam e as dificuldades de combaterem a pirataria dificulta.






  Um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos de filmes, jogos, músicas e de outros segmentos, MEGAUPLOAD foi tirado do ar por violar leis de pirataria. Segundo o governo americano, após a criação da lei, os donos da empresa MEGAUPLOAD, foram presos através da nova lei americana, SOPA (Stop Online Piracy Act ). O governo afirma, que o serviço custou aos detentores de direitos autoriais mais de 500 milhões de dólares de prejuízos. A empresa  foi acusada por infringir leis, que incluem direito autoral, formação de quadrilha, violação de propriedade intelectual e lavagem de dinheiro.





  E isso acabou gerando dúvidas e posições de pessoas que são a favor ou contra. O bom do projeto é proteger os bens de quem produzem, pois quem produz, obviamente tem os direitos autorais, como gravadoras, estúdios e outras do seguimento. Na outra remada, são aqueles que não apoiam a lei. Para eles, apoiar uma lei que não favorece a sociedade no mundo virtual, é uma forma de censurar e sentirem que estão sendo controlados. A questão é, como fazer isso? o que tem de ruim do projeto? Impor uma  "ditadura virtual", é a solução? Essa são as perguntas que você pode pensar e que está sendo gerado por aqueles que usufruem da internet. Mas a principal do meu ver é: Será que essa lei, pode acabar a pirataria no mundo? Ao meu ver não, e você? 






Rycellio Almeida


Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall