domingo, 24 de fevereiro de 2013

De Bauman a Medianeras


Medianeras é um filme argentino que mostra de maneira similar a vida e as relações que se fazem presentes na era da modernidade líquida. Quando assisti Medianeras, notei várias ligações que poderiam ser feitas com trechos do livro Amor Líquido do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Mas antes de eu continuar, vamos a um breve resumo do filme. Seus protagonistas são dois jovens, Martin e Mariana, que moram na capital argentina, Buenos Aires. Os dois não se conhecem e ambos vivem sozinhos. Martin trabalha em casa produzindo sites e Mariana é uma arquiteta que ganha a vida decorando vitrines. Com o desenrolar da trama, eles se relacionam com outras pessoas, porém de forma rasa – nada tão intenso ou profundo –, o que os faz buscar saídas nos meios de comunicação, tais como o celular e a Internet.

Em certo ponto do filme é provocada uma reflexão sobre o poder que os telefones celulares têm de nos manter sempre conectados. Isso é verdade, porém mesmo assim vivemos isolados, segundo Bauman, de forma que “cada unidade móvel faz a mesma coisa, mas nada é feito em conjunto”. Sentimos a necessidade mantermos contato, de estarmos conectados (ligados) a alguém. Contudo, na era da modernidade líquida, essas ligações são fracas e banais, de forma que substituímos as relações pessoais pelas relações virtuais, pois estas exigem menos esforço e compromisso.

A Internet é outro meio de comunicação que nos mantêm conectados com o resto do mundo e distante das pessoas mais próximas. Martin e Mariana não se conheciam, embora tivessem se cruzado várias vezes pelas ruas de Buenos Aires. Os dois só vieram se conhecer por meio de um bate-papo via Internet. De volta a Bauman, o sociólogo afirma que o namoro pela Internet tem vantagens sobre o encontro pessoal, pois o primeiro facilita tanto a aproximação quanto o afastamento. Basta um e-mail ou uma mensagem online para se começar ou terminar um relacionamento. No caso do filme Medianeras, a primeira situação prevaleceu, mas eu não pretendo dar spoilers nesse post. Então, cabe a você fazer aquela pipoca assistir ao filme. Eu recomendo.
 
Confira abaixo o trailer do filme.
 

Um comentário

© SITe
Maira Gall