segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

QR Code: que bicho é esse?


     Todo mundo já viu, mas quase ninguém sabe o que é. O QR Code, ou Código QR, vem da sigla Quick Response, ou seja, resposta rápida, daí já dá pra entender pra onde que vai. Basicamente, ele é um código de barras bidimensional que é decodificado por uma câmera de celular. A foto se transforma em um texto, endereço, foto ou alguma outra coisa na internet, assim, instantaneamente. A criação veio, claro, dos japoneses, mais precisamente de uma empresa chamada Denso-Wave (em 1994, e a gente só foi pegar o gosto alguns anos atrás).


     Hoje em dia dá pra ver um QR Code em toda capa de revista e outdoor, desfiles de moda e clipes de bandas como no da famosa música "Integral" dos Pet Shop Boys. Mas, o local em que ele é onipresente é, sem dúvidas, as propagandas. Assim fica mais fácil para as empresas se comunicarem com o seu público, já que é impossível descrever o seu produto em apenas um anúncio. As pessoas agora podem bater a foto do QR Code e entender mais sobre aquele lançamento, promoção, etc.



     Apesar de ser conhecido como uma ferramenta de marketing, o QR Code também é utilizado de formas criativas para ajudar uma boa causa. A Bandera Blanca Missing Children, uma associação argentina de divulgação e busca de crianças, criou uma campanha com a Almacén de Buenos Aires chamada Qriosity Codes. Vários QR Codes foram espalhados pela cidade em bancos e brinquedos de parques para atingir o seu público-alvo: os pais. Mais de 5 mil pessoas fotografaram os códigos, encontrando dados sobre crianças desaparecidas.  


     Quem quiser pode baixar um aplicativo compatível com seu celular, como os disponíveis neste endereço, para poder acessar os QR Codes. Aqueles que querem ir mais além e criar o seu próprio código podem procurar programas para instalar no computador ou buscar um site que ofereça o serviço gratuitamente.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© SITe
Maira Gall