Por Jordana Castro
Vivemos na era da informação,onde todos estão conectados a toda hora e em todo canto.Nunca o acesso a internet e a informação foi tao fácil e rápido e com a chegada da internet móvel essa conectividade mostrou que veio pra ficar.
Redes Wi-fi e 3gs estão espalhadas por todos os cantos, o que permite que tudo o que se passa pelo mundo seja visto, registrado e informado em tempo real.
As pessoas obtém cada vez mais controle sobre o espaço e é nesse caminho que a mídia locativa segue.
Pode-se definir Mídias locativas como tecnologias e serviços baseados em localização cujo conteúdo informacional vincula-se a um lugar específico.Trata-se de processos de emissão e recepção de informação a partir de um determinado local.
As tecnologias baseadas em localização podem ser divididas em dispositivos (celulares, palms, netbooks, GPS, QR Codes), sensores e redes (celular, Wi-Fi, Wi-Max, bluetooth, GPS). Os serviços podem ser classificados em mapeamento, localização, redes sociais móveis, informação jornalística, games, turismo, realidade aumentada, Anotações Urbanas, publicidade, etc.
Mapeamento e Monitramento de Movimento
Há funções locativas de mapping e de tracing. Através de informações emitidas por dispositivos móveis podemos mapear densidades em locais e traçar os caminhos que as pessoas façam nesses locais.
Geotags / Redes Sociais
O objetivo é agregar informação digital em mapas, podendo ser acessada por dispositivos móveis.
Anotações Urbanas
Possibilitam a apropriação do espaço urbano a partir da escrita eletrônica. Já que se pode produzir
mensagens, agregar informações a outras já existentes ou lê as mensagens deixadas eletronicamente em
locais.
Um exemplo claro da mídia locativa nas redes sociais são os "check -in" , onde pessoas marcam os locais por onde passam, atitude cada vez mais comum entre os adeptos desse tipo de rede social.
informação jornalística
A mídia locativa também é utilizada para o mapeamento de noticias, em emissoras e jornais.
Vamos esclarecer do que estamos falando:
Estamos falando de um mídia pautada na localização, onde tudo e todos estão ligados ao espaço. É cada vez mais comum a busca de informações, localizações e o compartilhamento das mesmas. E é ai que as tecnologias moveis entram facilitando a vida das pessoas através de suas informações tecnológicas.
A mídia locativa e a Publicidade:
Várias empresas, artistas e ativistas, já vêm utilizando as possibilidades das mídias locativas como forma de marketing, publicidade e controle de produto, criando novas possibilidades de escrita e releitura do espaço urbano.
Nenhum comentário
Postar um comentário